A ex-prefeita de Laranjal do Jari, Euricélia Cardoso, assumiu nesta terça-feira (15) a direção da Escola do Legislativo, órgão da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) voltada ao desenvolvimento humano e capacitação legislativa. Ela também exerce a direção da Associação dos Municípios do Amapá (Ameap) e diz ter como meta não apenas a cooperação no campo dos Legislativos mas também uma maior aproximação com as Prefeituras do Estado. Ela substitui o ex-senador João Bosco Papaléo Paes.
Natural de Monção (MA), chegou ao Amapá aos quinze anos de idade, na companhia dos pais. Intercalou essa vivência no Sul do Estado com uma passagem por Curionópolis (PA), onde sua família empreendeu atividade garimpeira, em Serra Pelada. Tornou-se popular e foi eleita vereadora de Laranjal do Jari, a mais votada no pleito do ano 2000. Concorreu a deputada estadual dois anos depois, ficando com a segunda suplência em sua Coligação. Em 2004, novo teste nas urnas, tornando-se a primeira mulher a assumir a Prefeitura local.
Foi reeleita em 2008 e chegou à Presidência da Associação dos Municípios do Estado do Amapá (Ameap), contribuindo decisivamente para dar maior visibilidade à entidade, pertencente a uma instituição nacional de grande articulação em Brasília, a Associação Nacional dos Municípios.
Euricélia Cardoso disse ter recebido do presidente da ALAP, Júnior Favacho, a missão de congregar as Câmaras Legislativas e os servidores do Legislativo de maneira, por meio de ações de intercâmbio, seminários, palestras, cursos e, dentro do possível, abrindo as ações para as comunidades do entorno, sempre com a ótica do papel legislativo. “É mais um grande desafio em minha carreira, para o qual me sinto preparada e muito motivada a desempenhar da melhor maneira possível”, diz a nova dirigente da Escola do Legislativo.
Fonte: A Gazeta