quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Grupo Orsa fecha projeto Jari e transfere ativos para empresa americana


Um dia antes de o Grupo Orsa fechar oficialmente as portas da Jari Celulose, Embalagens e Papel S/A na região Sul do Amapá na divisa com o Pará, a americana International Paper (IP), maior fabricante de papel do mundo, anunciou a conclusão de acordo com o grupo brasileiro para a criação da Orsa International Paper Embalagens, empreendimento conjunto que atuará no mercado de papelão ondulado. Conforme anunciado em outubro passado, a IP deterá 75% da operação. O Grupo Orsa ficará com os 25%.

O negócio dará suporte à estratégia da IP de crescimento de sua presença global no setor de embalagens e de melhorar ainda mais os serviços aos seus clientes ao redor do mundo. De acordo com reportagem do jornal Brasil Econômico, os ativos de embalagem da Jari Celulose S/A, que incluem três fábricas de papelão para embalagens e quatro unidades de produção de embalagens de papelão ondulado, serão separados dos negócios florestais e de celulose e transferidos para esta nova empresa. Com os ativos herdados da Jari, a nova companhia já nasce com capacidade de produzir 365.000 toneladas de embalagens por ano.

O acordo incluiu investimento de US$ 470 milhões (R$ 952 milhões) feito pela IP e foi concluído no prazo previsto anteriormente pelas empresas (primeiro trimestre de 2013).  "A Orsa International Paper Embalagens já nasce como uma empresa forte e com potencial de crescimento acelerado, pois reúne a líder mundial na produção de embalagens com uma das principais companhias brasileiras, com grande conhecimento do mercado nacional", destacaram em nota o presidente da International Paper America Latina, Jean-Michel Ribieras, e o presidente do Grupo Orsa, Sergio Amoroso.

Em coletiva de imprensa realizada em outubro passado, os executivos já haviam destacado que o empreendimento conjunto tem planos de crescer rapidamente. É possível que os primeiros anúncios de aumento de capacidade ocorram ainda este ano, apesar de o discurso oficial estabelecer que a prioridade neste primeiro momento é adequar as atividades à nova realidade da empresa, agora controlada pela IP.

Reportagem de Maiara Pires. Fonte: Jornal A Gazeta, Revista Exame e Jornal Brasil Econômico