Os rumores sobre uma demissão em massa na Jari Celulose levaram o deputado federal Sebastião Bala Rocha (PDT-AP) a marcar uma audiência com o mi-nistro do trabalho e emprego, Brizola Neto.
O parlamentar deseja debater o fato em nível federal, uma vez que a empresa captou financiamento junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na ordem de R$ 145,4 milhões, para investir na unidade industrial.
A empresa anunciou que, devido à baixa escala da planta na região e o consequente prejuízo acumulado nos últimos anos, encerraria a produção . É o que consta no Plano de Modernização Administrativa e da Planta de Produção da empresa, que prevê a dispensa de mais de cinco mil funcionários, grande parte deles de amapaenses.
“A empresa pegou um empréstimo vultuoso recentemente e cogita demitir funcionários? Vamos investigar o caso”, disse o deputado Bala, ontem.
Presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, o parlamentar, em conjunto com a deputada Dalva Figueiredo (PT-AP), convocou audiência pública para debater o assunto.
Para a audiência pública foram convidados o pre-sidente do Grupo Orsa, Sérgio Amoroso; o superintendente da Delegacia do Trabalho no Amapá, Adonias do Nascimento Oliveira; representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Social; a atual prefeita de Laranjal do Jari, Euricélia Cardoso; e o prefeito eleito do município, Zeca Madereiro.
Fonte: Diário do Amapá