O Deputado Federal Bala Rocha (PDT/AP) esteve em São Paulo nesta sexta-feira, 23, para discutir com o presidente do Grupo Orsa, Sérgio Amoroso, a situação da Jari Celulose.
Na audiência, Bala Rocha ventilou a possibilidade de suspender temporariamente o contrato, onde a empresa pagaria 20% e o governo, via Fundo de Amparo ao Trabalhado (FAT) arcaria com 80% do salário. Amoroso reagiu com otimismo e afirmou que a ideia é viável e estudará a opção.
A mesma equação foi utilizada quando a GM, montadora de veículos sediada em São Paulo, passou por um processo de modernização. No períodos, os empregados receberam cursos de qualificação, o mesmo que aconteceria com os trabalhadores do Vale do Jari.
Bala Rocha considerou a reunião de extrema importância. “Pude transmitir a relevância social que a empresa exerce na região. Milhares de pessoas serim afetadas caso a demissão se concretize”, afirmou. O parlamentar também confirmou a presença da corporação na Audiência Pública, que será realizada na próxima terça, 27, na Comissão de Trabalho.
Audiência Pública
Bala Rocha e as Deputadas Dalva Figueiredo (PT/AP) e Janete Capiberibe (PSB/AP) organizaram uma audiência pública para debater o assunto. Foram convidados o Presidente do Grupo Orsa, Sérgio Amoroso; o Superintendente da Delegacia do Trabalho no Amapá, Adonias do Nascimento Oliveira; representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Social BNDES; a atual prefeita, Euricélia Cardoso e o prefeito eleito de Laranjal do Jari, Manoel José Alves Pereira.
Brasília, 23 de novembro de 2012
Fonte: Gabinete do Deputado Federal Bala Rocha (PDT/AP)